A Materna é uma escola de educação infantil cuja proposta pedagógica se pauta em um referencial de criança potente e protagonista de sua aprendizagem. Nossos profissionais são estudiosos da infância e constroem seu trabalho a partir de uma escuta atenta à forma como as crianças interpretam o mundo.
Partimos dos pressupostos estudados pelas abordagem Pikler e Reggio Emilia para construirmos um trabalho voltado à defesa da primeira infância e das crianças como sujeitos de suas histórias. Entendemos que alguns postulados de base - relação afetiva de qualidade, brincadeiras livres, autonomia, construção de uma boa imagem de si, expressão multimodal, escuta atenta e interessada e possibilidade de vivências exploratórias, criativas e relacionais - são fundamentais para a construção de um currículo de qualidade para as crianças na primeira infância.
A partir de conceitos e questionamentos sobre o mundo trazidos pelos pequenos, são desenhados os projetos que acontecem em cada turma. As investigações iniciais são relançadas pelo professor e organizadas em sessões de estudo que potencializam uma aprendizagem complexa, dialógica, refletida e co-construída. Todo o trabalho realizado é documentado a fim de tornar visível o percurso de conhecimento trilhado pelas crianças.
Além disso, os conteúdos do cotidiano e da infância são fundamentais neste processo. Alimentar-se, ser cuidado, dormir, trocar a fralda fazem parte da vida dos pequenos no espaço coletivo e são vistos como essenciais no desenrolar do fazer pedagógico. Assim como o brincar - forma de ser, viver e entender o mundo pelas crianças, permitido e desenvolvido de forma livre e criativa.
Somos uma escola de infância!