Os primeiros anos de vida dos bebês são muito importantes para o seu desenvolvimento. Aqui na Materna os acolhemos com muito profissionalismo, cuidado e afeto e preparamos os espaços para que possam se movimentar livremente na direção de suas conquistas individuais. O ambiente é o terceiro educador: convida à exploração e permite as mais diversas descobertas que devem acontecer neste período de vida.
Cuidado, afeto, movimento livre e autonomia são os pilares - baseados na abordagem Pikler - sobre os quais se apoia a nossa proposta para a primeiríssima infância. Valorizamos as relações pessoais estáveis da criança, fundamentais para um crescimento emocional sadio e para garantir a segurança afetiva necessária para que ela se lance em direção a um mundo desconhecido.
Garantimos a possibilidade de uma movimentação livre que permita a conquista de movimentos por si, de uma percepção corporal que a permita se lançar em desafios possíveis e de uma autonomia necessária à construção de uma imagem positiva de si mesma.
Entendemos que as propostas que fazemos às crianças desde a mais tenra idade devem ser pensadas e refletidas com muita seriedade, pois elas são sujeitos plenos de capacidades que, para se desenvolverem necessitam de condições adequadas, adultos plenamente qualificados, materiais e espaços oportunizados de modo que elas sejam capazes de criação e atuação sobre o meio em que estão.
Construímos um cotidiano estável e pleno de significados, o verdadeiro conteúdo de vida de um bebê e de uma escola de infância. Cuidamos de cada detalhe com muita atenção e entendemos a criança como um ser único em suas necessidades, capacidades e no tempo de aprendizagens. Respeitamos a vida em processo e as diferenças individuais.
O currículo desta fase inicial é um currículo de vida.
“A criança é portadora do inédito e seu conhecimento emerge de sua própria atuação no mundo.” (HOYUELOS, 2004)