As crianças são ávidas por conhecimento e o adulto pode potencializar esse interesse oferecendo boas perguntas e bons cenários de pesquisa. Um projeto visa dar sentido às aprendizagens e isso ocorre desde o início, com a escuta do que pensam e narram as crianças e a relação que elas estabelecem entre essa escuta e os propósitos de aprendizagens escolhidos para a atividade.
O papel da professora na condução de um projeto é de mediador, um provocador de novos sentidos e curiosidade. As professoras oferecem apoio constante para ampliar os saberes que circulam no grupo. A cada momento, tomam uma atitude que considera a curiosidade das crianças, as intenções da pesquisa, a possibilidade de intercâmbio de opiniões, a negociação conjunta durante os momentos de socialização (que, aliás, é uma intervenção permanente no projeto) e a oportunidade de sistematizar os conhecimentos construídos pelo grupo para serem retomados e discutidos ao longo do processo.
O grande desafio é criar condições para que as crianças expandam as suas experiências e não para que fiquem dando voltas em torno do que já sabem. Ao trabalhar com projetos, nossas professoras tornam-se também pesquisadoras do pensamento das crianças, dos conhecimentos pertinentes à cultura e da sua própria prática. Depois de um intenso movimento de investigação com e sobre as crianças é impossível não aprender também sobre si mesmo.
Conheça os projetos da Materna:
- Projeto Sentido e Sensações
- Projeto Um pouquinho de mim
- Projeto Contos de Encantamento
- Projeto Animais da Fazenda e seus filhotes
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