Chegou aquele momento, o momento de adaptação tanto dos pais quanto da criança. E, sabendo disso, resolvemos falar um pouco sobre algumas atitudes dos pais que podem ajudar ou atrapalhar essa fase.
Há sempre aquela conversa entre os próprios pais sobre o que deve ser feito nesta adaptação e, pouco sobre o que não deve.
1. Não chore na frente do seu filho. Parece algo óbvio e bem batido, mas como fazer para segurar as lágrimas nesta hora? Não existe uma regra ou um manual sobre o como reagir a esta hora. Sabemos o quão difícil é deixar seu filhote aos cuidados de pessoas que até então você não conhecia, por isso, pense positivo! Entenda que é importante para a criança este desenvolvimento e independência. Segure estas lágrimas, confie na escola e siga em frente!
2. Não compare seu filho a outras crianças. Não é porque seu filho mais velho se adaptou mais rápido, que o mais novo também irá -assim como o filho da sua melhor amiga. Cada criança é única, tem seu próprio ritmo e comportamento, quem auxiliará ele nesta etapa é você em conjunto com a escola. “Ah, mas meu filho está demorando demais para se acostumar”, converse com a escola, veja se há algo que vocês possam trabalhar juntos.
3. Não quebre o processo na metade. Muitas vezes há sim aquela grande dificuldade, mas não se prenda naquela velha desculpa de que “é só mais um dia”. Ao tomar esta atitude, você acaba dando a escolha dele não ir à escola. Ambos precisam entender que há uma linha pedagógica por traz disso que trabalha em conjunto com vários outros setores e, que ao usar esta desculpa, seu filho estará sujeito a não terminar ou não se adaptar de alguma forma ao processo.
Uma boa educação se constrói no dia a dia. Preste atenção nas diferenças e tente entender cada motivo das atitudes do seu filho. Agindo assim, uma convivência mais harmoniosa e prazerosa entre você e seu filho passa a fazer parte da sua rotina, tornando a vida de todos muito melhor. Confie em uma escola que, além de cuidar da educação de seu filho, lhe dará um suporte também!
Voltar