10 recomendações que você precisa ler antes de colocar seu bebê na escola infantil
Você sabe quando é a idade ideal de colocar o seu nenê de zero a três anos numa escola infantil?
São dois momentos, digamos, ideiais: antes de fazer oito meses ou passados os 18 meses.
Ao mesmo tempo, existe uma fase desfavorável para efetuar esse ritual de passagem.
A pior delas ocorre entre os oito e 18 meses, que é quando acontece a etapa do "medo da separação" do bebê com o adulto de referência.
A entrada da criança na escola costuma ser estressante para os pais - principalmente para a mãe. O sentimento de culpa é um dos mais comuns.
Mas não se sinta culpada, pois todas as mães que trabalham - o que é a realidade da maioria nos dias atuais - passam por isso. Portanto, você não está sozinha. Também não tente satisfazer constantemente o seu bebê para compensá-lo, pois isso não vai contribuir em nada para a sua educação.
Lembre-se que, dependendo da situação, a entrada num berçario vai representar um salto de evolução para o nenê.
Elencamos abaixo 10 recomendações que deverão deixar mais suave a adatação do seu
bebê à escola infantil.
1. Faça uma adaptação progressiva
No início é melhor se você levar a criança à escola somente por algumas horas. Cada criança tem o seu próprio ritmo de adaptação e precisará do seu próprio tempo. Aproveite para fazer a adaptação enquanto estiver em licença maternidade.
2. Sem pressa pela manhã
Convém despertar a criança com tempo para que ela mame ou tome mamadeira tranquilamente, evitando inquietações antes de ir para a escola.
3. Seu brinquedo favorito
Deixe que a criança leve o seu brinquedo preferido, algo que lhe seja familiar e permita manter o vínculo com a família.
4. Adeus com segurança e alegria
Evite que a despedida se prolongue em excesso. Os pais devem transmitir segurança à criança de que estão fazendo o que é melhor para ela.
5. Atitude positiva e transparente
Sua atitude é muito importante. É necessário agir com segurança, sem dúvidas ou culpas. Devemos evitar dizer mentiras, como: ‘eu volto agora mesmo’.
Chantagem afetiva, nem pensar. Também não deve dizer-lhe ao pegá-lo na escola: ‘pobrezinho, mamãe te deixou sozinho, não é?’. Esse tipo de mensagem vai passar insegurança para a criança.
Voltar