Por que é tão importante ler para os pequenos



A partir de um estudo realizado pela Pediatrics (uma revista americana que contêm informações sobre a primeira infância), resolvemos fazer esta matéria com base nesta pesquisa. O que queremos ressaltar aqui é que, com a presença da tecnologia em nossas vidas tem substituídos, cada vez mais, a leitura por um vídeo no tablet, computador, celular ou televisão. Porém, esta troca não substitui a importância de se cultivar o hábito da leitura.

A grande diferença entre um vídeo e a leitura se encontra nas partes ativas do cérebro. Uma criança de 3 a 5 anos, quando escuta um adulto lendo, ativa uma parte do cérebro que integra o som e a estimulação visual, levando a imaginar a história. A grande vantagem disto é que a chance de a criança, com o passar dos anos, se tornar uma leitora de livros sem ilustrações é bem maior. Outra vantagem dos livros é, em especial, a interação dos pais e filhos nestes momentos.

 

 

Já o vídeo, mesmo os voltados para o público infantil, pode até ser divertido e legal, porém eles apresentam a imagem, sem que o seu filho precise pensar nela. Além disto, sua linguagem é mais simples, o que cria outra vantagem para o livro, pois amplia o vocabulário da criança.

Por todos estes motivos e vários outros, separamos algumas dicas que vão te ajudar a despertar cada vez mais cedo esse hábito nos pequenos.

Escolher um cantinho aconchegante para começar este momento é um dos primeiros passos a tomar. Este lugar pode ser em um sofá, na cama ou no tapete, desde que fiquem confortáveis, quietos, longe de barulhos como da televisão para não desviar a atenção.

 

 

Atente-se aos livros com idade adequada à da criança e que tenha elementos que lembrem a realidade do momento. A história infantil curta e sem grandes dramas são um ótimo começo, isso para dar aquela sensação de “ah, acabou?” e em seguida você pode ir apresentando contos mais longos.

O mais legal da leitura com a criança, é poder interpretar uma aventura, dar mais destaque às partes mais interessantes e focar em diferentes vozes também. Assim, as crianças ficam mais interessadas, entretidas e ansiosas para saber o que irá acontecer!

Aos poucos, você e seu filho verão um hábito de leitura como algo natural e extremamente divertido. Boa leitura e diversão!








FAÇA UMA VISITA

Rua General Odorico Quadros, 475 • 67 3204.0835

Jardim dos Estados - Campo Grande/MS
MATERNA NA WEB