Por que os brinquedos da Abordagem Pikler são de madeira?

As escolas que ensinam pela Abordagem Pikler-Lóckzy, como a nossa, possuem uma sala de brincar onde são usados brinquedos de madeira para dar segurança para a criança buscar o equilíbrio e o desenvolvimento da coordenação motora. Eles desafiam a criança desenvolver a liberdade de exploração, sentindo confiança para isso.


Quando colocamos um bebê em um ambiente cheio de elementos lúdicos que estimulem o desenvolvimento, como os circuitos de motricidade e os cubos de madeira, ele aumenta sua relação motora espacial.


Na Materna Berçário usamos brinquedos como o cubo de madeira, estrutura de escalada e circuito de obstáculos, vamos explicar cada um deles:


• Estrutura de escalada:

É um dos brinquedos mais usados com as crianças que estão aprendendo a andar até os 5 anos, para o desenvolvimento motor na Abordagem Pikler. Escalar nas barras ajuda o bebê a criar senso de espaço do seu corpo em um espaço que ele tem a oportunidade de testar várias vezes e aperfeiçoar suas habilidades de escalada, se tornando confiante e seguro.
As crianças têm a possibilidade de ajustar o ângulo de inclinação da rampa de acordo com sua habilidade e vontade, assim como escolher subir pelo lado liso ou pelos degraus da rampa.

 

• Plataformas e rampas

Essa simples plataformas e rampas oferecem excelentes oportunidades para os bebês e crianças que estão aprendendo andar para praticar as habilidades do sistema motor grosso.
A rampa pode ser usada por crianças que querem desafiar a evolução de forma devagar. A plataforma vem em dois tamanhos e também pode ser usada como caixa para subir, deixar coisas em cima, dormir, brincar, tudo em apenas um brinquedo. Seus usos são incontáveis.

 

• Cubos e nichos de madeira

Os cubos podem ser e são frequentemente usadas como mobília. Quando colocamos várias juntas, cada criança terá seu próprio armário. Já quando colocamos elas individualmente, vão poder inserir e tirar objetos infinitamente.

Os nichos podem ser utilizados individualmente para rastejar por ele, como uma entrada para algum lugar, ou como uma caixa. Para formar um labirinto, juntamos os nichos com cubos que tenham buraco de rastejo. São diversas formas de brincar e aprender.

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