Além de Maternal também é Fundamental.

         Educação de qualidade, engajamento profissional e estudos sobre a infância são os eixos que movem os educadores da Materna. Temos o compromisso de oferecermos o melhor em educação, de estarmos sempre atualizados e de pesquisarmos sobre a forma de pensar e de aprender das crianças.

         Além disso, entendemos que o vínculo afetivo é fundamental para o desabrochar da inteligência. Crianças que têm bons adultos de referência e que estabelecem boas relações afetivas com eles possuem maior capacidade de se interessar por atividades de descoberta, pesquisa e exploração. A educação feita com afeto é a que envolve a criança de forma completa, tanto emocional quanto cognitivamente. Assim, problemas a serem resolvidos, tanto nas tarefas escolares, como na vida, tornam-se mais envolventes, excitantes e a disponibilidade para resolvê-los, maior.

         Educação na Materna está intimamente ligada a valores, ou seja, os ideais pelos quais o homem aspira em sua vida. É fundamental desenvolver os valores intrínsecos em cada indivíduo para torna-los visíveis e compartilháveis - porque a escola está totalmente conectada à vida e ao mundo em que vivemos e os valores definem as culturas e fundamentam as sociedades. Tornam os seres humanos mais humanos.

         Também percebemos de forma inestimável o valor da aprendizagem – um lugar de relação que nos faz refletir e procurar novas vias na educação e na formação. Percebemos quão complexa, conflituosa e imprevisível é a forma de aprender. A Materna, ao invés de lugar de ensino, é sobretudo lugar de aprendizagem.

         Há ainda, não menos importante, outros valores fundamentais: o valor da brincadeira, da diversão, das emoções, da criatividade essenciais num processo educativo autêntico. Todos eles devem permear a infância e o percurso da criança rumo ao conhecimento.

         Por isso, resolvemos que nossa missão deve se estender além dos muito pequenos, e acompanhar os que já estão crescendo e enfrentando novos desafios de conhecimento.

         Em nossa concepção, para haver  pleno aproveitamento da aprendizagem das crianças, deve haver sempre esse olhar do professor para um ser humano cujo desejo de conhecimento não se encerra em um exercício de livro ou de caderno, mas que guarda relação com a criatividade  (essencial para a sobrevivência humana) e com outras não menos importantes capacidades cognitivas: pesquisar, refletir, relacionar, inferir, deduzir, contrapor, discordar, verificar, entre outros.

         Desejamos crescer com nossos bebês e acompanhar seus percursos de aprendizagem oferecendo sempre os melhores recursos para lidarem com problemas,  dúvidas e  questionamentos acerca do conhecimento.  Queremos que essa trajetória seja permeada por paixão, emoção e estética porque o processo de aprendizagem de uma criança é, sobretudo, pleno de beleza.

 

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